RESUMO DO ARTIGO: ASPECTOS ATUAIS SOBRE ESTRESSE OXIDATIVO, EXERCÍCIOS FÍSICOS E SUPLEMENTAÇÃO
NUTRIÇÃO ESPORTIVA
ANA CLÁUDIA NASCENTE SIQUEIRA
6º PERÍODO – NUTRIÇÃO
ARTIGO:
ASPECTOS ATUAIS SOBRE ESTRESSE OXIDATIVO, EXERCÍCIOS FÍSICOS E SUPLEMENTAÇÃO
Autores:
Vinicius Fernandes Cruzat
Marcelo Macedo Rogero
Maria Carolina Borges
Julio Tirapegui
RESUMO DO ARTIGO
INTRODUÇÃO
A frequente realização de exercícios físicos de alta intensidade ou exaustivos pode aumentar a suscetibilidade a lesões, promover a fadiga crônica e overtraining, parcialmente em razão da elevada síntese de espécies reativas de oxigênio (ERO).
LESÃO MUSCULAR INDUZIDA PELO EXERCÍCIO
A lesão muscular induzida pela realização de uma sessão de exercícios excêntricos pode ser decorrente da ruptura de tecidos conectivos ligados a miofibrilas adjacentes, da própria célula muscular, da lâmina basal adjacente à membrana plasmática, da membrana plasmática da célula muscular, do sarcômero, do retículo plasmático, ou ainda de uma combinação desses componentes.
O pico do efluxo muscular de CK pós-exercício é dependente do tipo de exercício realizado. Embora possa ocorrer um aumento detectável na atividade imediatamente após o exercício, o pico dessa enzima é geralmente alcançado entre 24 e 72 horas pós-exercício. A intensidade quanto à duração do exercício afetam a atividade sérica enzimática e a dor muscular independentemente, porém a intensidade é a variável de maior efeito.
INFLAMAÇÃO MUSCULAR INDUZIDA PELO EXERCÍCIO
Após o exercício excêntrico, há alterações nas populações de células inflamatórias circulantes. Inicialmente, neutrófilos e, posteriormente, monócitos e linfócitos são recrutados para o local de inflamação, onde produzem ERO e enzimas proteolíticas para limpar e reparar o tecido lesado.
ADAPTAÇÃO DO SISTEMA ANTIOXIDANTE INDUZIDA PELO EXERCÍCIO FÍSICO
Exercício aeróbio
A maior parte dos efeitos induzidos pelo exercício físico (aumento da massa muscular, melhora do sistema cardiovascular, redução da