relatorio de quimica
1. Introdução
2. Objetivo
3. Materiais
4. Método
5. Resultados
6. Discussão
7. Conclusão
8. Bibliografia
1 – Introdução Em nossa aula do dia 30/09 nos foi apresentado o conceito de recristalização. A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo o esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais, então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente.
2 – Objetivo: O principal objetivo da aula foi nos aprofundar sobre os procedimentos, resultados e variáveis na purificação de certos compostos.
3 – Materiais:
Béquer;
Erlenmeyer;
Funil de Buchner;
Kitassato.
4 – Método:
Adicionou-se 7 ml de etanol e 7 g de uréia num béquer e depois uma pequena quantidade de carvão ativo. A mistura foi aquecida até sua ebulição. Filtrou-se a mistura ainda quente.
A solução foi resfriada lentamente em repouso e ocorreu a cristalização da uréia. Após a cristalização, a mistura foi filtrada no funil de Buchner e os cristais foram separados da mistura.
5 - Resultados:
Após a mistura da uréia com o carvão ativo junto ao etanol, e o aquecimento e resfriamento da mesma, conseguiu-se obter a cristalização da uréia. O resultado foi 41,8% da massa total da uréia no início da mistura.
6 – Discussão:
O objetivo da recristalização é purificar compostos