Globalização económica
Unidade de Ciências Sociais e Humanas
Dpto de Sociologia
Curso de CPRI
Unidade Curricular: Economia Politica Internacional
Docente: Prof. Dr. Alcino Couto
1º. Semestre, 3º ano (2012 / 2013)
Catarina Barreira Nº 26810
Manuela Barata Nº 27119
Solange Caniço Nº 27408
Globalização Económica
RESUMO
A globalização tem múltiplas dimensões: económica, política, social, ambiental, cultural, etc. e desempenha uma das forças mais importantes para determinar o futuro do mundo. A questão aqui a abordar é sobre o conceito de "globalização" aplicada à economia mundial.
Este trabalho destaca o papel da globalização económica e a sua influência no rumo e resultados tanto a nível mundial como especificamente em Portugal. Será feita uma abordagem no sentido de melhor perceber a influência da globalização económica a diversos níveis.
Palavras-chave: Economia; Comércio; Internacional; Tecnologia; Globalização; política; social
1. O que se entende por globalização?
“ A globalização refere-se à multiplicidade de ligações e interconexões entre os Estados e as sociedades que caracterizam o presente sistema mundial. Descreve o processo pelo qual os acontecimentos, as decisões e atividades levadas a cabo numa parte do mundo acarretam consequências significativas para os indivíduos e comunidades em zonas distintas do globo. A globalização compreende dois fenómenos distintos: alcance (extensão) e intensidade (profundidade). Por um lado, define um conjunto de processos que abrangem a maioria do globo e que atuam mundialmente; o conceito tem, por isso, uma conotação espacial. Por outro lado, está também implícita uma intensificação dos níveis de interação, interconjugação ou interdependência entre os Estados e sociedades que constituem a comunidade mundial”[1]
1.2 Globalização económica
A "Globalização" é entendida aqui no sentido dos aumentos importantes no comércio mundial e intercâmbios numa economia