Case Estrela
A ESTRELA fabrica brinquedos desde 1937, sempre buscando novidades em materiais e proporcionando alegria para crianças. Por isso, a empresa é um ícone na história da indústria brasileira. Com uma marca reconhecidamente forte, por isso tem conseguido superar crises e se manter no mercado. Sob a presidência de Carlos Tilkian desde 1996, a empresa aposta na modernização de seus produtos para revigorar-se. Ela mostra que apesar de já ter 70 anos, não perdeu a magia da juventude.
“Toda criança tem uma Estrela dentro do coração”. Essa frase, q fez parte do jingle criado em 1987 por Luiz Orchestra para campanha de Natal dos brinquedos Estrelas, traz muitas recordações àqueles que eram crianças na década de 80 e revela a importância da empresa no setor de brinquedos, que já alcançou a marca dos 70 anos.
A Brinquedos Estrela foi fundada em 25 de junho de 1937, quando o alemão Siegfried Adler viu em uma pequena fabriqueta falida de bonecas de pano e carrinhos de madeira uma oportunidade de negócios e decidiu compra-la. Desde então, a empresa obteve um crescimento expressivo, chegando a figurar como marco na história da indústria de brinquedos brasileira, que na época não apresentava um grande desenvolvimento e por isso obrigava o pais a importar esse gênero de produto.
Já na década de 40, a Estrela apresentou o cachorro Mimoso: o primeiro brinquedo de fabricação brasileira feito em madeira que se movimentava e produzia som. Em seguida vieram os Pega Varetas e o Banco Imobiliário. Esta última é uma versão brasileira do jogo Monopoly que de tanto sucesso ainda hoje é jogado por adultos e crianças. Os anos 50 conheceram a boneca Pupi. Enquanto todas as outras bonecas eram feitas com um tipo de massa inquebrável, a Pupi, que chorava e dormia, trouxe nos seus 35 cm a revolução do plástico. Logo depois, sugiram os bonecos e bichinhos feitos de vinil indicados para bebês e crianças pequenas por serem mais flexíveis.
Como uma empresa familiar, coma morte do seu