Case Empresa Estrelas
Empresa Estrela
Componentes: Fernanda Grasiele Luana Sabrina Viviane
Prof.: Henrique Zucareli
• Empresa Multinacional Estrela
• História Anos 40
Desde a primeira boneca, a Estrela já produziu mais de 25 mil brinquedos diferentes, totalizando mais de 1,2 bilhões de unidades distribuídas em todo o País.
No ano de 1944 a Estrela abriu seu capital para o mercado, sendo uma das primeiras empresas no Brasil a se tornar uma sociedade anônima.
Na década de 40 apresentou o cachorro Mimoso, primeiro brinquedo de madeira com movimento e som fabricado no País, que fez grande sucesso na época.
Logo depois vieram outras inovações como os jogos clássicos, Pega Varetas e Banco Imobiliário.
As bonecas, que até o final dos anos 40 eram feitas em uma massa inquebrável, passaram a ser de plástico.
Anos 50
A primeira foi a Pupi, uma boneca articulada de polietileno lançada no início da década de 50, que "dormia e chorava".
Em seguida vieram os bichinhos e bonecos de vinil, mais flexíveis, e mais indicados para crianças pequenas e bebês.
Anos 60
Nos anos 60 a linha foi ampliada com outros lançamentos inovadores, como a primeira boneca mecânica, a Gui Gui, que "ria" quando a criança abria e fechava seus braços e a Beijoca, que "soltava beijinhos".
A Estrela introduziu neste período outro conceito de grande sucesso entre a criançada: o de fashion doll, com a Susi - uma boneca que foi querida por diversas gerações de meninas brasileiras. Em 1985 ela deixou de ser fabricada, mas voltou a ser lançada em 1987. Ao todo mais de 20 milhões de unidades da boneca fizeram a alegria das meninas. Também é desta época a Amiguinha, que ficou famosa por seu tamanho de 90 centímetros, e que está de volta ao mercado em versão atualizada.
Outra inovação importante da Estrela foi o lançamento dos brinquedos