Analise financeira
1.1 – Investimentos.
O termo investimento é algo que é usado no cotidiano dos empreendedores, gestores financeiros, administradores, bem como a população que cada dia mais quer ter conhecimento desta modalidade financeira tão importante para um futuro financeiro sólido.
Também bem popular nas manchetes de jornais, internet, muitas vezes nos passa desapercebido ou até mesmo confuso, porque os fatos nem sempre tem uma linguagem comum e acaba por não despertar a curiosidade de muitos.
Mas o ideal é que todos tivessem essas informações, conhecessem como funcionam, os prós e os contras.
Investimento embora muitos achem algo que só atende as grandes empresas, ou pessoas com grandes posses de riquezas, na verdade pode ser vistos quando adquirimos alguns dos itens abaixo:
Comprar uma casa;
Comprar um carro;
Fazer aplicações de reservas de dinheiro;
Guardar dinheiro na caderneta de poupança;
Comprar dólares e guardar em casa;
Abrir uma empresa;
Construir uma fábrica;
Cursar uma faculdade ou
Estudar inglês.
As formas acima são alguns, dos muitos exemplos que podem ser citados como investimentos, tudo aquilo que irá te trazer benefício futuro, lucro, aposentadoria programada, pode ser visto como investimento.
Investimento é um conceito básico originário do campo da Economia e que tem grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Característica comum dos exemplos citados.
Os investimentos podem ser de diversos tipos, porém dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem:
a) Investimentos públicos: são os recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. Em geral, esses investimentos, não tem objetivo de gerar retornos monetários, mas sim sociais. Exemplos: hospitais, escolas, rede de saneamento básico,