Resumo Programação Paralela
A motivação para o processamento paralelo é a possibilidade de aumentar a capacidade de processamento de uma única máquina. Com a limitação tecnológica da velocidade das máquinas sequenciais, a solução empregada para aumentar o poder de processamento é a utilização de processadores em paralelo. Assim, com o paralelismo torna-se possível ultrapassar as limitações impostas pela utilização de um único processador, tais como frequência de operação, dissipação de potência e outras. Ao longo dos anos, uma infinidade de bibliotecas, extensões, funções e novas linguagens foi criada e a classificação dessas tornou-se difícil.
A utilização do paralelismo nos projetos de arquitetura de computadores tem possibilitado um aumento significativo na velocidade de processamento devido à execução simultânea de diversas tarefas. Contudo, os aspectos relacionados ao software paralelo e à paralelização dos programas são essenciais para o desempenho do sistema paralelo.
SISD opera com fluxo único de instruções e também de dados, é um dos tipos de arquitetura mais simples, já que opera apenas um dado a cada instrução. Processadores que implementam esse modelo só aplicam uma instrução por ciclo nos dados de entrada, sendo de baixo poder de cálculo.
Single Instruction Multiple Data (SIMD) descreve um método de operação de computadores com várias unidades operacionais em computação paralela. Neste modo, a mesma instrução é aplicada