Trabalho SDS
Sistema distribuído é uma coleção de computadores autônomos interligados através de uma rede de computadores e equipados com software que permita o compartilhamento dos recursos do sistema: hardware, software e dados.
A computação distribuída consiste em adicionar o poder computacional de diversos computadores interligados por uma rede de computadores ou mais de um processador trabalhando em conjunto no mesmo computador, para processar colaborativamente determinada tarefa de forma coerente e transparente, ou seja, como se apenas um único e centralizado computador estivesse executando a tarefa. A união desses diversos computadores com o objetivo de compartilhar a execução de tarefas, é conhecida como sistema distribuído.
A programação paralela tem sido freqüentemente adotada para o desenvolvimento de aplicações que demandam alto desempenho computacional. Com existência de diversos níveis de paralelismo é importante definir estratégias de programação paralela que tirem proveito desse poder de processamento nessas arquiteturas.
Introdução
As tecnologias de informação, computação distribuída, telecomunicações e, particularmente a Internet, se tornou muito importante para o funcionamento das empresas modernas. O impacto proporcionado por estas tecnologias tem contribuído de forma significativa para a evolução econômica e tecnológica das sociedades. Uma empresa explorando estas tecnologias pode tirar vantagens e obter boas oportunidades em vários aspectos: compartilhamento e acesso a informações úteis, comunicação mais rápida e barata, divulgação de serviços, facilidade para adaptar-se a novos requisitos impostos por novas tecnologias, ampliação de mercado e baixos custos operacionais. O uso destas tecnologias para aumentar a qualidade dos serviços e a competitividade destas empresas tem sido reconhecido como uma estratégia a ser encorajada, bem como uma vantagem que beneficia uma corporação em relação a outras. O espectro