Trabalho Curso AH SD
Principais aspectos:
Ao se tratar de AH/SD logo pensamos em crianças/pessoas de alto QI. Trata-se de um dos mitos mais comuns sobre as AH. Normalmente os superdotados apresentam facilidades e talentos para determinadas áreas. Isso não significa que a pessoa tem um QI alto.
As crianças com altas habilidades artísticas como, por exemplo: música, desenhos, danças, esportes, entre outros, não necessariamente vão ter um desenvolvimento intelectual elevado.
Virgolim (2003) elucida que a concepção que o aluno superdotado tem de sempre tirar boas notas é errônea. A autora estabelece uma problemática entre crianças que demonstram dificuldades de aprendizagem, mas que revelam desempenho superior muitas vezes fora da escola em alguma atividade particularmente motivadora e, afirma que:
Há pessoas que demonstram fortes habilidades e talentos em áreas especificas, enquanto em outras demonstram fraquezas e deficiências, o que não as impossibilitou, em absoluto, de alcançarem um alto grau de excelência em sua área de atuação. (VIRGOLIM, p.23, 2003).
Os conceitos piagetianos contribuem para o entendimento de que quanto mais provocadoras e diversas forem às estratégias de ensino propostas em sala de aula, tanto maior serão as oportunidades e as possibilidades de construção do conhecimento pelos alunos.com base nos pressupostos teóricos de Piaget (1997), sabemos que o conhecimento é fruto de um processo de interação do indivíduo com o meio e a inteligência é a resposta orgânica do indivíduo às solicitações e desafios desse meio.
Referência
VIRGOLIM, A.M.R A criança superdotada e a questão da diferença: um olhar sobre suas necessidades emocionais, sociais e cognitivas. v.9. n.16 jan/jun.Brasília : Linhas Críticas , 2003.