CAMADA DE OZ NIO
Centro Educacional Municipal Vereador Santa
Balneário Camboriú, 06 de Abril de 2015
Diretora: Maria Eligia Macedo
Professora: Dalva Maria Cugnier Leal
Aluno: Victor de Souza Gimenes
4º ano DV
INTRODUÇÃO Neste trabalho vou pesquisar sobre a Camada de Ozônio, o que é, os seus benefícios para a Terra, os efeitos, entre outros.
CAMADA DE OZÔNIO
A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.
A camada de ozônio formou-se há aproximadamente 400 milhões de anos e de lá até hoje mantém praticamente a mesma espessura, com exceção da região do chamado “buraco na camada de ozônio”. Foi a camada de ozônio que permitiu o surgimento da vida sobre a terra ao refletir a maior parte dos raios ultravioletas. Sem o ozônio o mundo seria um lugar extremamente quente, praticamente inabitável. Por isso a destruição da camada de ozônio é algo tão preocupante.
Na troposfera é encontrado cerca de 10% de ozônio, os outros 90% estão na estratosfera, que tem o papel de absorver grande parte dos raios ultravioletas. Já na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar e a chuva ácida.
Entre tantos fatores causadores desses comprometimentos para com o nosso planeta estão os em “queimar gás natural”, “carvão e petróleo”, na qual se inclui a “gasolina de motores de automóveis”, que ocasiona o aumento consideravelmente no nível de dióxido de carbono na atmosfera. Aquecimento global, efeito estufa, chuva ácida, inversão térmica, ilhas de calor, além da destruição da camada de ozônio, fazem parte dos