Aquecimento Global Efeito Estufa E O Buraco Da Camada De Oz Nio
O principal responsável pela degradação da camada de ozônio são os CFCs
Alguns tipos de poluição têm consequências de amplitude global por se dispersarem e serem levadas a grandes distâncias pelo vento ou pelas águas. Portanto, seus efeitos nocivos se estendem para muito além das fontes Aquecimento provenientes do foco poluidor. E sem dúvidas, o pior tipo de poluição neste sentido é a liberação dos gases que causam o aquecimento global e participam do chamado efeito estufa. Assim, como a liberação dos gases responsáveis pelo temido buraco na camada de ozônio.
O dióxido de carbono (CO2) é o mais importante dos gases poluidores causadores do efeito estufa (BAIRD, 2002). Mas antes de falarmos dos gases que causam o tal efeito estufa, vamos analisar o que vem a ser “efeito estufa”. E na realidade o que tem a ver o aquecimento global com o efeito estufa e a tal da camada de ozônio?
Quando a luz visível por nós seres humanos é decomposta por um prisma ou pela água, formam-se os lindos arco-íris. Neles podemos perceber que a luz tem comprimentos de onda que vão da cor violeta até a cor vermelha, passando por 7 cores visíveis.
As cores que não vemos decompostas no arco-íris, as quais estão além da cor violeta, são chamadas de comprimento de onda ultravioleta. E as cores que não vemos no outro lado do arco-íris e que vão além da cor vermelha são chamadas de comprimento de onda infravermelha (RICKLEFS, 1993).
Os comprimentos de onda infravermelha que nós humanos não podemos ver são sentidos principalmente por meio de calor e conhecida como radiação infravermelha. Uma parte desta radiação infravermelha, em condições normais é retida no nosso planeta por alguns gases presentes na atmosfera terrestre. E isso faz com que a vida na Terra se torne agradável, pois a temperatura permanece por volta dos 150C. Se não houvesse esses gases retendo esta radiação infravermelha, a Terra teria a temperatura por volta de 180 C