3639 15079 1 PB

3623 palavras 15 páginas
DESCARTE DE MEDICAMENTOS: SITUAÇÃO ATUAL, IMPACTOS E CONHECIMENTO
DA POPULAÇÃO

Alana Chiapetti Kalinke
Pós-graduanda do curso de MBA em Logística Farmacêutica - AVM Faculdade Integrada. Tecnóloga em Química Ambiental - Universidade Tecnológica Federal do
Paraná - UTFPR; Farmacêutica; E-mail: ackalinke@ hotmail.com Luiz Martins Junior
Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

RESUMO: Medicamentos são produzidos a fim de tratar, curar ou ainda amenizar sintomas provocados por determinadas doenças. A disposição inadequada dos medicamentos no ambiente pode contribuir para tornar esses resíduos disponíveis ao homem por meio da água, do solo e do ar, causando impactos sobre o meio ambiente e a saúde pública.
Partindo de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados artigos que abordam o tema nas bases de dados Scielo, Latindex, Lilacs e fontes como ANVISA, Ministério da Saúde e do Meio Ambiente. O objetivo desta revisão foi avaliar a situação brasileira atual acerca do descarte de medicamentos, com especial destaque aos impactos ocasionados e o conhecimento da população. Os termos descarte de medicamentos, formas de descarte de medicamentos e resíduos de medicamentos foram utilizados como os principais descritores para a busca. Os resultados apontam que os medicamentos quando descartados de forma inadequada podem ocasionar graves impactos ao meio ambiente e à saúde. Constata-se a necessidade urgente de conscientização da população e a implementação de ações com intuito de minimizar os impactos do descarte inadequado no meio ambiente. Verifica-se, ainda, que não existe atualmente regulamentação efetiva para o descarte de medicamentos em nível domiciliar. A criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), porém, traz como proposta, ainda em estudo, a implantação do sistema de logística reversa destes resíduos pelo setor empresarial, contribuindo na busca de um tratamento adequado para os mesmos.
PALAVRAS-CHAVE: Medicamentos; Meio

Relacionados

  • inventor
    157945 palavras | 632 páginas