miquelangelo o divino
Vida e obra
.INTRODUÇÃO
Aqui trato sobre a vida e obra de um dos maiores artistas da Renascença Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio. Michelangelo foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de admiradores. Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.
Dono de uma inesgotável capacidade criadora, foi o paradigma da personalidade genial, reverenciada pelos românticos do século XIX. Neurastênico, masoquista, desajustado social, hipocondríaco, homossexual, megalomaníaco, visionário, Michelangelo criou obras monumentais, cuja realização muitas vezes chegou às raias do sobre-humano.
2. QUEM FOI MIQUELANGELO
Michelangelo (1475-1564) foi um pintor, escultor e arquiteto italiano. "Pietá", "O Juízo Final", "Moisés" e "A Criação de Adão", O "Teto da Capela Sistina" são obras que eternizaram um dos maiores representantes do renascimento cultural na Itália. É considerado junto com Leonardo da Vinci, um dos artistas mais geniais da história do ocidente.
Michelangelo (1475-1564) nasceu em Caprese, nas vizinhanças de Florença, Itália, no dia 6 de março de 1475. Na escola interessava-se apenas em