Saneamento B Sico Aula 8 2014
Profa Dra Cláudia Maria Campinha dos Santos
Aula 8
Adutoras são canalizações dos sistemas de abastecimento e destinam-se a conduzir água entre unidades que precedem a rede distribuidora. Não possuem derivações para alimentar distribuidores de rua ou ramais prediais. Há, entretanto casos em que da adutora principal partem ramificações (subadutoras) para levar água a outros pontos fixos do sistema. As adutoras interligam tomadas, estações de tratamento e reservatórios, geralmente na sequência indicada.
São canalizações de importância vital para o abastecimento de cidades.
Quanto à energia para a movimentação da água:
Adutoras por gravidade
Adutora em conduto livre: é um caso particular de escoamento por gravidade, quando a linha piezométrica coincide com o nível da água no conduto. Os condutos livres, em sistemas avantajados, possuem grande seção, podendo ser galerias, túneis ou canais. Em sistemas menores, constituem-se de tubulações ou canais de pequena seção.
Adutora em conduto livre.
Adutora por gravidade em conduto forçado: nela a água fica sob pressão superior à atmosfera, processando-se o escoamento por gravidade, a linha piezométrica acima da linha d`água.
Os condutos desse tipo de adutora têm seção circular, pois é a forma que melhor resiste às pressões internas da água. Comumente são denominadas tubulações ou canalizações.
Adutora por gravidade em conduto forçado
Adutora de condutos forçado e livre: constituída com trechos em conduto livre
(aqueduto) e trechos em conduto forçado (sifões invertidos).
Adutoras por gravidade
Adutoras por recalque
É a que conduz água sob pressão superior à atmosfera de um ponto para outro, este geralmente mais elevado, mercê de uma ou mais estação elevatórias. A pressão é inferior à atmosfera apenas na tubulação de alimentação das bombas quando há sucção, tubulação essa de inexpressivo comprimento.
Adutora por recalque
Adutoras por recalque
Reservatório de distribuição
Nas cidades da