Corrosão em postes de concreto em regiões litorâneas
Fernanda Barros da Fonseca ²
Karollynne Pontes²
Vito Alencar³
INTRODUÇÃO
Algumas patologias encontradas nos concretos são ligadas diretamente ao material utilizado e a execução do processo. As patologias são conhecidas como as “doenças”, e quando estão bem avanças, elas não dão resultados tão rápidos.
A falta de qualidade influencia diretamente no desempenho da estrutura em si,e havendo a patologia já reconhecida, ele fica mais complicado de ser resolvido. Uma das patologias mais conhecidas é a da corrosão do concreto armado.
Havendo a corrosão ela pode diminuir a seção da armadura devido a perda de elétrons oriundos da reação oxidação e causar fissuras no concreto e ocorre paralelo a armadura. As manchas acontecem quando os poros de concreto estão com o índice de saturação muito elevado, e as manchas não aparecem no mesmo lugar que ta havendo a corrosão.
Um dos problemas entre vários é a corrosão da armadura, que pode ta ligada diretamente a relação água/cimento e o ambiente em que a estrutura pode ser encontrada. Estando próximo as regiões litorâneas, esse problema pode ser encontrado com mais facilidade. A região litorânea encontra-se na classe de agressividade ambiental no nível IV(muito forte) e o risco de deterioração da estrutura é elevado.
O concreto é um material composto pela mistura de água, aditivos, cimento Portlant e agregados. Um concreto de boa qualidade tem uma vida útil maior e protegendo a armadura de algumas patologias que possam atacar.
O cimento faz parte dos aglomerantes hidráulicos que em contato com a água produz uma reação e ganho na resistência. Os primeiros aglomerantes usados é a cinza vulcânica e o cal.
Os agregados tem uma grande função no concreto, e tem algumas funções como: aumento da resistência sem prejudicar os esforços mecânicos e o tempo de pega.
PROCESSO DE CORROSÃO
Pode-se definir corrosão como a interação de um