Analise financeira
1) O que se entende por:
a) Investimento;
b) Risco de Investimentos;
c) Análise Financeira.
A) Investimento
É a aplicação de recurso com o objetivo de receber retorno futuro superior ao aplicado, compensando o investimento do recurso aplicados (juros ou lucros, em médio ou longo prazo). Também aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.
B) Risco de Investimentos
Operando com muita volatilidade, os mercados financeiros oferecem muitos riscos aos investidores. Mas em geral, os investidores simplificam o risco: “Qual a chance de eu perder meu dinheiro?”. Contudo, o risco é muito mais complicado do que o simples medo de que um investimento pode perder dinheiro. No difícil mundo financeiro atual, existem vários tipos diferentes de risco, com os quais você deveria estar familiarizado antes de selecionar uma opção de investimento. Além disso, cada ativo pode carregar um tipo de risco. Os tipos de riscos são os seguintes: Risco do Negócio, Risco da Inflação, Risco de Crédito, Risco de Liquidez, Risco de Mercado, Risco de Juros, Risco Monetário, Risco Estrutural, Risco de Reinvestimento, Risco Regulatório.
C) Análise financeira
A análise Financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.
2) Qual a importância da análise de investimento, no cenário econômico financeiro?
O mundo esta em constantes mudanças, e o ambiente empresarial é um dos que mais são atingidos. A economia exige que as empresas se mantenham atuantes e