Analise filme
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOCENTE: MARLI
DISCENTE: CLEUZA PERES SANTANA DE PAIVA
TRABALHO REFERENTE AO 2º DIA DE AULA DA DISCIPLINA DE “HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA”
IPORÁ-GOIÁS
FEVEREIRO DE 2013
QUESTIONÁRIO DO ARTIGO: “O PERFIL DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO NO SÉCULO XXI: TENDENCIAS E DESAFIOS” DE ERICA APARECIDA DA SILVA LEMES
1- Diante deste contexto, o fazer pedagógico nas Instituições de Ensino Superior, pode ser compreendido como um fenômeno social por refletir na dinâmica da sociedade geral. Além das questões educacionais o fazer pedagógico dos professores nos dias atuais desencadeia-se um processo onde o docente deve criar mecanismos autênticos, que se adéquem as exigências da educação superior diante desta nova realidade? Justifique?
Sim, neste atual cenário de pós-contemporaneidade, no qual o sistema tecnológico se faz presente e com isso torna a vida das pessoas tumultuadas, cheias de trabalho entre outras ocupações, o ensino deve ser encarado como algo interessante e prazeroso, na tentativa de prender a atenção do alunado, ou seja, o professor além de ter que possui uma didática de dinamismo deverá atentar também pela parte afetiva, demonstrar interesse e preocupação no processo de aprendizagem do aluno, mesmo que no nível superior, devemos encarar o ensino como a venda de um produto, no qual o professor dever-se-á fazer isso muito bem.
2- Um dos desafios da educação superior no século XXI é eliminar pré-conceitos de professores e alunos, em busca da articulação das ações didáticas: ensinar e aprender, onde o docente deve incentivar a autonomia do discente na aquisição de conhecimentos propiciando novas formas de atingir as pretensões educativas de ensino aprendizagem. Portanto, segundo Teixeira 2002 qual é o papel do aluno diante de seu percurso acadêmico.
De acordo com Teixeira o papel do aluno, no processo de construção do