Nova poupança-artigo
Wellem saraiva de almeida
Universidade Federal do Amazonas
RESUMO
O objetivo deste artigo é descrever e analisar a nova regra da caderneta de poupança, explanando todos os pontos referentes a ela de maneira positiva, desenvolvendo-os de forma clara e objetiva para o entendimento de qualquer público leitor. Utilizando da interpretação e revisão de textos bibliográficos que definem as nomenclaturas e ferramentas econômicas, além de pesquisas da internet, artigos científicos e dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil podem observar o cunho descritivo que possui esta pesquisa. Através dos dados aqui apresentados, podemos compreender melhor qual a relação juros e caderneta de poupança, possibilitando-nos analisar diversos fatores que instigam ao uso ou não da nova regra para o cálculo da caderneta de poupança.
O governo aparentemente recorreu de forma sensata à medida provisória que será bem aplicada, não desfavorecendo em tudo o pequeno investidor, que também é consumidor e poderá aumentar seu nível de satisfação com a taxa de juros baixa e os preços estabilizados. Cremos que a medida merece a confiança do mercado de investimento, dos poupadores e daqueles que planejam aplicar suas economias nessa modalidade de renda.
Palavras-Chaves: Nova Poupança. Taxa Selic. Medida Provisória 576.
ABSTRACT
The purpose of this article is to describe and analyze the new rule from savings accounts, explaining all the points related to it in a positive way, developing them in a clear and objective understanding for any readership. Using the interpretation and proofreading bibliographic classifications that define and economic tools, and Internet research, scientific papers and data released by the Central Bank of Brazil may observe a descriptive research that has this. Through the data presented here, we can better understand what the relationship and interest savings accounts, allowing