Análise de filme
Primeiro encontro no Centro de Atividades Integradas Vistana:
A ideia inicial para esta primeira oficina foi “O ESPELHO” de Machado de Assis:
Breve análise do conto:
Neste conto aparece mais uma vez os temas chaves de Papéis Avulsos: ser versus parecer, desejo versus máscara, vida pública versus vida íntima. Através de uma aguda análise do comportamento humano, Machado de Assis expõe em "O Espelho" que a nossa "alma externa", ligada ao status e prestígio social, à imagem que os outros fazem de nós, é muito mais importante do que a nossa "alma interna", ou seja, a nossa real personalidade. Tema bastante atual. Pensando nesta proposta encontramos formas maravilhosas de abordar o tema.
Assistimos o filme: “Reflexo da amizade” :
Tom Warshaw (David Duchovny) é um artista plástico que leva uma vida boêmia em Paris. Ele precisa se acertar com sua esposa, Katherine, e seu filho de 13 anos, Tommy. Para tanto Tom começa a se lembrar de quando ele próprio tinha 13 anos, na época em que viveu em Greenwich Village, na cidade de Nova York. Tom relembra a depressão de sua mãe, Katherine (Téa Leoni), a amizade que possuía com o deficiente Pappass (Robin Williams), a misteriosa Lady Bernadette (Erykah Badu), presidiária da casa de detenção do bairro, que usava um espelho e muita sensibilidade para orientá-lo em suas decisões, seu primeiro amor e também a tragédia que mudou sua vida para sempre. Elogiada estréia na direção de David Duchovny, Reflexos da Amizade é uma tocante e divertida viagem de acerto de contas com o passado... e o futuro.
Breve análise do filme:
Perda, segredo, ciclos, deficiência e reflexo.
O filme apresenta a amizade entre Tommy, um garoto de 13 anos, e Pappas, um homem com deficiência mental. Ao redor desse contexto, dá-se