regiao norte do brasil
Introdução:
É a maior Região do Brasil, o Norte é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua grande extensão territorial, além da localização, proporciona fronteiras com seis países sul-americanos (Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, além do território da Guiana Francesa).
Apesar de ser a maior Região do país, o Norte é o segundo menos habitado, somente o Centro-Oeste possui quantidade de habitantes inferior.
Há uma grande heterogeneidade na composição dos habitantes da Região Norte: cerca de 128.149 índios de diversas etnias; nos estados do Pará, Amazonas e Tocantins é significativo o número de imigrantes nordestinos, em especial do Ceará e do Maranhão; no Acre e em Rondônia há grande concentração de imigrantes paranaenses e gaúchos. Um dos grandes problemas dos estados nortistas é o déficit de saneamento ambiental nas residências, fato que reflete diretamente nas taxas de mortalidade infantil, que, atualmente, é de 23,5 óbitos a cada mil nascidos vivos, sendo a segunda maior média do país.
Os solos da região Norte:
Até algum tempo atrás, acreditava-se que os solos da Região Norte fossem bastante férteis, uma vez que abrigavam uma floresta tão densa e variada. No entanto hoje se sabe que isso não é verdade.
A riqueza da floresta não se deve às condições do solo, mas ao humo gerado pela própria floresta: uma grande quantidade de matéria vegetal, como galhos, folhas, flores e frutos, cai das árvores e fica depositada no chão, misturada a restos de animais mortos; com o calor, a umidade e o trabalho de microrganismos, essa matéria vegetal e animal decompõe-se, formando o humo, que contém os nutrientes necessários às plantas da floresta.
Os solos mais ultilizados para a prática da agricultura de subsistência são os de várzeas devido à grande quantidade de nutrientes depositadas pelos rios de formação sedimentares (águas barrentas). No entanto as