analise filme lingua das mariposas
Don gregorio é diferente dos professores da época, ele conversa com os alunos, questiona, instiga. Ele nao utiliza castigos físicos como forma de punição e tem uma boa relação com todos seus alunos, ele os faz se sentirem bem no ambiente escolar. Essa forma diferenciada de lecionar chama a atenção do padre, que comenta o distanciamento de Moncho da Igreja depois do inicio das aulas.
A família de Moncho é muito unida, sempre jantando juntos todos os dias, o pai é Alfaiate e Republicano, a mae é dona de casa e uma mulher extremamente religiosa e o irmão de Moncho é musico, sempre incentivado pela família.
As aulas de Don Gregorio sao questionadoras, ele tende a incitar a curiosidade dos estudantes sobre os temas a serem estudados, ele também mostra a pratica do que ele diz, levando os alunos a saídas em campo e demonstra calma quando a sala se dispersa, o que chama a atenção de Moncho.
Moncho e Don gregorio criam laços muito estreitos, MOncho sempre fala muito bem de seu professor para os pais, que também gostam muito dele, o pai de moncho comenta, inclusive que os professores nao ganham o que merecem. Essa relação próxima dos dois (professor e aluno) gera uma confiança grande, que permite, inclusive, que o menino questione ensinamentos dados pela sua mae, como a concepção de ceu e inferno, que é explicada pelo professor de maneira a nao influenciar as ideias do garoto.
Quando a guerra estoura os Republicanos sao presos, Don Gregorio entre eles. Com medo e tentando proteger seu marido, a mae de moncho os faz gritarem para os Republicanos presos, e Moncho grita.... os ensinamentos aprendidos com seu mestre.