analise do processo de seleção de colaboradores e processo de gerenciamento de desempenho
Seleção
A empresa busca primeiramente fazer uma seleção interna, não existindo candidatos interessados ou que não atendam aos pré-requisitos exigidos para concorrer a vaga, realiza então uma seleção externa.
Seleção interna
A vaga é divulgada no quadro de aviso das quatro fábricas de Pernambuco, que ficam situadas em Jaboatão, Suape, Igarassu e Garanhuns. O candidato interessado deve preencher os pré-requisitos exigidos, um deles para qualquer cargo é estar no mínimo há um ano na função atual. O funcionário faz a inscrição pela central de atendimento telefônico da empresa, informando seu RE e código da vaga.
A seleção é feita por etapas que variam dependendo do cargo a ser preenchido, os candidatos podem ser submetidos a entrevista, dinâmica de grupo ou testes de conhecimentos específicos.
Seleção externa
Para seleção externa, uma empresa de consultoria faz o recrutamento e seleciona os candidatos, para o cargo de auxiliar de produção, por exemplo, que é chamado cargo de entrada, os candidatos são submetidos a uma entrevista estruturada, testes de capacidade cognitiva e redação, os candidatos aprovados nesta primeira etapa serão convocados para participar de uma segunda etapa, que é entrevista estruturada e dinâmica de grupo, onde desta irão participar o coordenador de manufatura e o de RH. Após esta etapa os candidatos aprovados serão encaminhados a fazer exames clínicos, se aptos deverão levar documentação completa exigida e aguardar data para integração.
Avaliação de desempenho
O funcionário para ser avaliado deve ter mais de seis meses na empresa, ele faz uma auto avaliação e é avaliado também pelo seu gestor (coordenador da área), os dois se reúnem e debatem os pontos positivos e negativos apontados na avaliação, os pontos avaliados são participação no programa de melhoria da empresa, envolvimento com as atividades diárias, faltas, cumprimento