Analise do discurso literário
1. O que é necessário para ser UM AUTOR (A)?
Vivemos numa sociedade altamente burocrática, onde tudo é protocolado e devidamente registrado. Fazemos uso das patentes, para regulamentar as mais diversas invenções, criações e produções. Igualmente, o processo de autoria literária, não pode fugir à regra. Sob pena do não reconhecimento por falta da apropriação devida. A autoria exige um acompanhamento jurídico, mas, não abstêm-se da responsabilidade no contexto sócio-histórico-cultural do autor.
Refletir sobre o processo de autoria literária, remete-nos á aquisição da escrita e suas etapas, pois é através da articulação desse processo que o sujeito sai da posição de enunciador para transformar-se em autor. Esse é o momento que desperta no aprendiz literário, certa consciência do simbólico. Fazendo com que a sua produção não seja apenas um aglomerado de frases descontextualizadas, mas uma manifestação discursiva do sujeito e do seu papel na sociedade que está inserido.
Para apresentar--se como autor, é necessário assumir-se diante das instituições sociais usando suas próprias opiniões e subjetividades. O papel que se constitui a partir desta relação com a linguagem, o mundo e o sujeito, produzirão coerência, dando sentido e unidade ao discurso.
Para isso, partimos do pressuposto de que é na