BORBA, Maria Antonieta de Oliveira. Tópicos de teoria: para a investigação do discurso literário. Rio de janeiro: 7Letras, 2004. p. 61-94.

1228 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS
PROF. DR. SÉRGIO DA FONSECA AMARAL
ESTUDOS LITERÁRIOS III

BORBA, Maria Antonieta de Oliveira. Tópicos de teoria: para a investigação do discurso literário. Rio de janeiro: 7Letras, 2004. p. 61-94.
Geane Teodoro Damasceno Em Teoria da Literatura e Linguística, terceiro capítulo de Tópicos de teoria: para a investigação do discurso literário, Maria Antonieta de Oliveira Borba faz uma discussão a cerca do modo como a teoria da literatura estabeleceu seus vínculos interdisciplinares com as principais noções pertinentes ao campo da linguística. Ela destaca a importância da contribuição da linguística para o campo da teoria da literatura, pelo aproveitamento que passa a ser feito das dicotomias saussurianas e, ressalta que tal aproveitamento, nos ajuda a apontar certas limitações relativas às metodologias analíticas do estruturalismo, quando voltado para o literário. Além disso, nos permite repensar a própria prática estruturalista da análise do discurso, considerando-se as concepções de texto a ela subjacentes, os princípios metodológicos norteadores e as formas pelos quais os conceitos linguísticos são aí operacionalizados. Relações Interdisciplinares: Na tentativa de detectarem os princípios reguladores do discurso literário, especialmente quando da abordagem das múltiplas narrativas, as propostas teóricas então elaboradas tiveram por base as pegadas deixadas pelo estruturalismo lingüístico de Saussure. A lingüística, nessa fase, por se constituir em uma ciência capaz de prescrever um princípio geral de classificação diante do heteróclito da linguagem, desenvolveu-se de modo dedutivo, já que reconhecia a impossibilidade de se partir do estudo de cada uma das línguas que teria de abarcar. Da mesma forma procurou se constituir o estruturalismo literário. Já não mais diante à diversidade das línguas, e sim diante da diversidade das narrativas,

Relacionados