Concreto
o objetivo principal é auxiliar os que se iniciam no projeto de estruturas de concreto armado de edificações, tendo sempre como objetivos principais a clareza didática, a concisão e o equilíbrio dos aspectos técnicos e científicos dos assuntos tratados. Tendo por base a norma brasileira NBR-6118: 2003 (Projeto de estruturas de concreto - procedimento), Entre outras pesquisas.
Concreto Armado Denominação dada ao concreto devido ao fato de receber uma armadura metálica que é responsável em resistir os esforços de tração e cisalhamento nas peças que forma. E o concreto em si, resiste à compressão. Tornou-se um dos mais importantes elementos da arquitetura no século XX. Sua armadura é de estrutura montada por barras de aço de diâmetros variados, que dão resistência à tração. Para obter um bom concreto devem ser efetuadas as operações básicas de produção deste material. As operações básicas do concreto armado são: Dosagem; Mistura; Transporte; Lançamento; Adensamento; Cura. Usualmente é feito no canteiro de obas com fôrmas de madeira, e quando feitas neste espaço são destinadas em áreas específicas para a sua execução, onde é feita a dobragem do ferro; o concreto feito na central de concretos; e também a central de formas. É uma mistura de basicamente: - Agregados graúdos: que são pedras britadas, seixos rolados, etc. - Agregados miúdos: como areia e pedregulhos. - Aglomerantes: cimento, a cal já não pode ser utilizada, pois acaba corroendo as estruturas de ferro, comprometendo-a. - Água - Adições minerais e aditivos.
Armadura
Os estribos conferem a resistência à torção e ao esforço transverso (ou cortante). A resistência à torção também é influenciada pela armadura longitudinal. No concreto armado o aço recebe esforços, daí as denominações de armadura frouxa ou armadura passiva também presente nas peças protendidas garantindo adequada distribuição de esforços.
Formas
são executadas em