Bases Biológicas
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Sarah Maia de Freitas Nascimento
RESUMO DOS CAPITULOS 4 E 5 DO LIVRO DA HELENA CURTIS
Trabalho apresentado à disciplina Bases Biológicas Aplicadas á Educação Física ministrada pelo professor Cesar Sadalla Augusto Pinto, como requisito para obtenção da primeira N1.
Limoeiro do Norte - CE
2011
CURTIS, Helena. Biologia. [trad. Heni Sauaia]. 2 ed.Rio de Janeiro- RJ: Editora Guanabara, 1977
CAPÍTULO 4: O átomo de carbono e as moléculas ricas em energia.
Todos os sistemas vivos são constituídos basicamente de alguns tipos diferentes de moléculas: açucares, lipídios, aminoácidos (formadores de proteínas), e nucleotídeos (formadores dos ácidos nucleicos). Essas moléculas contem hidrogênio e oxigênio e todos contem também átomos de carbono. Considerando, duas moléculas armazenadoras de energia constituídas de átomos de carbono: açucares e lipídios. Conhecemos também a molécula que serve de intermédio, entre as moléculas de armazenamento de energia e as atividades que demandam energia. A molécula responsável por esse papel é o Trifosfato de Adenosina (ATP).
Um átomo de carbono tem seis prótons e seis elétrons, dois na camada interna e quatro na externa. Por ter quatro elétrons na ultima camada, o carbono tende a ganhar ou perder elétrons e tornar-se ionizado. Em vez disso forma ligações covalentes. Por causa dos quatros elétrons na ultima camada, cada átomo de carbono pode formar quatro ligações covalentes com quatro átomos diferentes. O que os faz muito importantes é o fato de que os átomos de carbono formam ligações uns com os outros. A etana, propana, butana e assim por diante. Nesses gases, cada valência de carbono não ocupada por outro átomo de carbono é ocupada por um átomo de hidrogênio. Chamam-se hidrocarbonetos os compostos que consistem somente de carbono e hidrogênio. Os átomos de