Analise de custos em vendas e marketing
Medidas de eficiência e a taxa de retorno Segundo Marcos Cobra , Os indicadores mais utilizados para avaliar a eficiência da empresa são retorno do investimento, percentual de lucro e participação no mercado , mas para avaliar o nível de eficiência da força de venda são necessários outros indicadores de produtividade, podendo estes servir como parâmetro para comparação com outras forças de venda .
Contribuição ao lucro
Além de avaliar os custos de fabricação a empresa deve avaliar também a contribuição do departamento de vendas ao lucro líquido da empresa e isso é possível através da analise dos custos e despesas de vendas como: salários, custo gerencia e de supervisão, despesas com viagens,etc., e os prejuízos provenientes de créditos concedidos.
Retorno na administração de ativos do balanço o chamado (ROAM)
Retorno sobre o investimento na força de vendas = Lucro bruto no volume de vendas - despesas correntes de vendas, a analise através deste indicador permite que a tomada de decisão em relação a expansão ou contenção de mercado, criar ou eliminar canais de distribuição, aumentar ou reduzir os territórios de vendas.
Retorno sobre o investimento (ROI)
Serve para avaliar se a empresa está tendo eficácia na administração de estoques créditos e disponibilidades. A relação do tamanho da instalação da empresa e o numero de funcionários, fazem com que o retorno sobre o investimento ou a lucratividade seja mais prejudicado pelo fato de que a cobertura do ativo fixo é mais difícil, dessa forma o tamanho do mercado em que atua e suas características afetam o ROI.
A figura a baixo mostra o esquema do ROI.
Custo de fabricaçãoDespesas de vendaDespesas de administração | Volume de negócios-Custo Total | Lucro+Volume de negócios |
R
O
I
Lucro em % do volume de negócios | EstoquesCréditosdisponibilidades | Capital de giro+Investimentos correntes |