Relatório esquemas intermitentes razão fixa
Nome: Nina D. Mouro
Data: 02/10/2012.
Sujeito: N˚ 05 “Chico” Turma: Psicologia 2˚ Semestre.
Exercício: Esquemas Intermitentes – Razão Fixa.
Esquema Intermitente (Razão Fixa).
De acordo com Moreira e Medeiros (2008) o que define esquemas de reforçamento intermitente, é o fato de que nem todas as respostas são seguidas de reforço, ou melhor, apenas algumas respostas são seguidas de reforço.
No esquema de razão fixa para Moreira e Medeiros (2008) o número de repostas exigido para apresentação de cada reforçador é sempre o mesmo.
Apenas a última resposta de uma série programada é reforçada de acordo com Costa (2004).
Segundo Resse (1975) a Razão Fixa caracteriza-se por uma frequência alta de respostas, com uma pausa logo após o reforço.
Objetivo
Verificar a frequência da resposta de pressão a barra, quando o reforço é liberado de maneira intermitente.
Procedimentos
As experimentadoras chegaram ao laboratório uniformizadas com jalecos brancos, sentaram a mesa, ligaram a caixa experimental, checaram a posição do painel de controle colocando-o no AUTOMATICO, encheram o reservatório de água e buscou-se o sujeito no biotério, que se encontrava em privação de água à 48 horas.
Observação: O início do procedimento fora realizado da mesma maneira, nas três sessões de Esquema Intermitente de Razão Fixa pelas experimentadoras.
Primeira sessão (9/10/2012)
Com o sujeito privado de água à 48 horas iniciou-se o experimento de FR 10, em que sujeito receberia reforço na décima resposta. O sujeito fora colocado na caixa experimental, que encontrava-se com a chave de controle na posição Automático, liberou-se 5 gotas de água como reforço e passou a chave de controle para a posição Manual. Com a chave na posição manual esperava-se o sujeito emitir 9 respostas de pressão a barra e colocava-se a chave de controle na posição automática para a liberação do reforço. Após a liberação do reforço