Classes gramáticais
Quanto ao gênero, os substantivos classificam-se em:
Biformes = têm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. Por exemplo, cavaleiro e amazona, poeta e poetisa, cavalheiro e dama, padre e madre.
Uniformes = têm um gênero para os dois sexos e se classificam em: Epicenos = têm um só gênero e nomeiam bichos. Por exemplo, a cobra macho e a cobra fêmea, o jacaré macho e o jacaré fêmea. Sobrecomuns = têm um só gênero e nomeiam pessoas. Por exemplo, a criança, a testemunha, a vítima. Comuns de dois gêneros = indicam o sexo das pessoas através do artigo. Por exemplo, o colega e a colega, o doente e a doente, o artista e a artista. Substantivos de origem grega terminados em EMA ou OMA, são masculinos. Por exemplo, o axioma, o fonema, o poema, o sistema, o sintoma, o teorema. Existem certos substantivos que, variando de gênero, variam em seu significado. Por exemplo, o rádio(aparelho receptor) e a rádio(estação emissora), o capital(dinheiro) e a capital(cidade). Substantivo de gênero duvidoso. Por exemplo, o personagem ou a personagem.
NÚMERO
Plural dos substantivos simples: os substantivos terminados em M fazem o plural em NS. Por exemplo, homem e homens. os substantivos terminados em vogal, ditongo oral e N fazem o plural pelo acréscimo de S. Por exemplo, pai e pais, ímã e ímãs, hífen e hifens(sem acento, no plural). Exceção = cânon e cânones. os substantivos terminados em R e Z fazem os plural pelo acréscimo de ES. Por exemplo, revólver e revólveres, juiz e juízes. Atenção = O plural de caráter é caracteres. os substantivos terminados em AL, EL, OL, UL flexionam-se no plural, trocando o L por IS. Por exemplo, animal e animais, caracol e caracóis, hotel e hotéis. Exceções = mal e males, cônsul e cônsules.
Os substantivos terminados em IL fazem o plural de duas maneiras:
Quando oxítonos, em IS. Por exemplo, canil e canis.
Quando paroxítonos, em EIS. Por exemplo, míssil e mísseis.
Observe que a palavra RÉPTIL por ser répteis ou