Plano de marketing
Segundo Leonardo Hoff, é fundamental para as empresas ter um plano de marketing com abordagem estratégica, pois é o instrumento central para dirigir e coordenar os esforços de marketing, tendo objetivos de melhorar sua efetividade mercadológica, auxiliando-as a criar e implementar seus programas com consistência. Sua utilidade é bastante perceptível nos processos em que se busca potencializar os resultados em função dos esforços de marketing, e caracteriza-se não apenas pela ênfase no marketing tático, mas também no marketing estratégico (com objetivo mercadológico ampliado), sobretudo porque enfatiza as orientações estratégicas globais estabelecidas pela empresa.
Além disto, como um instrumento formal de planejamento, o PEM disciplina a organização das idéias, fatos e conclusões em uma estrutura lógica e de maneira que possa ser seguida pelo pessoal responsável por seu desenvolvimento, favorecendo o processo de sinergia necessário ao alcance dos objetivos de mercado. A estrutura de um Plano Estratégico de Marketing ser dividida da seguinte maneira:
1. Bases Estratégicas da Empresa
2. Sistema de Inteligência Mercadológica
3. Análise de Oportunidades e Questões (SWOT)
4. Metas e Objetivos de Marketing
5. Políticas e Posicionamento
6. Composto de Marketing (4 P's)
7. Implementação do Marketing
8. Orçamento
9. Controles de Marketing Veremos a seguir com mais detalhes a implementação, o orçamento e o controle de Marketing.
1. Implementação de Marketing
| | Segundo Philip Kotler, implementação de marketing é o processo em que se transforma os planos de marketing em ações concretas e faz com que estas sejam colocadas em prática de uma maneira que se alcance os objetivos estipulados no plano.
As atividades para implementação de marketing devem ser postas em práticas com muito cuidado e atenção, tanto em organizações com fins lucrativos como, também, nas sem fins lucrativos. Isso porque um brilhante