Analise da construção do conceito de sentimento de infância europeia e brasileira, suas dificuldades para se chegar até o que é hoje.
Gustavo Pereira Salomão
Analise da construção do conceito de sentimento de infância europeia e brasileira, suas dificuldades para se chegar até o que é hoje.
Maringá-PR
2014
Gustavo Pereira Salomão
Analise da construção do conceito de sentimento de infância europeia e brasileira, suas dificuldades para se chegar até o que é hoje. Trabalho apresentado por Gustavo Pereira Salomão, RA 82372, ao Professor Dr. Ailton José Morelli, para obtenção de nota, em exigência da disciplina de Infância no Brasil.
Maringá-PR
06/06/14
A infância é um período extremamente importante para o desenvolvimento do indivíduo, é neste período em que, de certa forma, absorvera tudo o que a sociedade em que vive tem a lhe ensinar, cultura; valores; crenças; educação e a sua própria história. Junto disso, a família base para tudo o que já foi dito, é ela o contato da criança com o mundo além casa.
Contudo, a história nos mostra que nem sempre foi assim. Hoje o que entendemos como criança, a sua maneira de ser e agir, as suas fases do desenvolvimento, os direitos que conquistaram vem de no máximo 6 séculos atrás, um período curto para a história da humanidade.
Ao estudar a história da criança, iremos perceber que a criança era vista pela sociedade como um pequeno adulto, já iniciando-a a trabalhos pesados, realizar serviços doméstico cedo, isso acarretou a diversos problemas. A taxa de mortalidade infantil ao longo da história permaneceu alta, não existia a consciência de que a criança tinha que ser cuidada, educada, era quase como um objeto descartável, se ela se for, providencia outro.
Isso foi mudando devido a diversas situações. Os pais começaram a enxerga a graça da criança, se apegando a ela, sentindo a sua morte quando ocorria, ato que antes não acontecia constantemente, fato de extrema