Contos de fada
O interesse em pesquisar sobre os contos de fadas na educação infantil e sua influência na formação da criança, surgiu pelo encanto em que os mesmos causam nas crianças, também podemos dizer que este tema tem raízes em nossa própria história, envolvida por professores que liam contos de forma inexplicavelmente mágica.
Além disso, consideramos um tema relevante na formação inicial de professores, pois contribui para uma reflexão em sua prática pedagógica. Sendo assim esta pesquisa será baseada nos teóricos específicos, fundamentado para uma educação diferenciada. Pois o importante é que o professor eduque com atitudes e propósitos direcionados a uma educação de qualidade apropriando-se de conhecimentos que garantam um melhor aprendizado a seus educandos, e entendemos também que o papel social da escola é o de proporcionar condições para que os alunos a partir do domínio de determinadas capacidades e habilidades construam conhecimentos e valores. Para isso o foco principal deve ser sempre o aluno e com sua identidade definida por suas experiências, sua forma de ver o mundo e aprendê-lo.
Segundo Emilia Ferreiro, a questão do processo de aquisição da leitura e escrita, além de envolver aspectos motores, cognitivos e perceptivos, contemplam a realidade da criança, levando em consideração as influências culturais e sociais. É importante propiciar a criança um ambiente que a estimule a ler, e que o professor seja o incentivador de diversas formas por meio de atividades diferenciadas, permitindo que a criança tenha contato e um fácil acesso aos materiais escritos e imagens, para que se apropriem gradativamente da prática da leitura e da escrita (FERREIRO E TEBEROSKY, 1999).
Desta forma o modo como os contos de fadas podem ser contemplar no processo de alfabetização e na construção da subjetividade no formato de projetos didáticos, são os pontos de nossa pesquisa.
Também acreditamos que esta nos trará a possibilidade de refletir sobre