LUCIMEIRE
A INFLUÊNCIA DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO AFETIVO DA CRIANÇA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
NUCLEO DE APOIO DE SANTO ANDRÉ
JABOTICABAL SP
2012
LUCIMEIRE MORALES CONCEIÇÃO
A INFLUÊNCIA DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO AFETIVO DA CRIANÇA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil: desafios e perspectivas.
Orientadora: Profa. Dra. Maria Betanea Platzer
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
NUCLEO DE APOIO DE SANTO ANDRÉ
JABOTICABAL SP
2012
A minha família, em especial ao meu falecido pai, que em vida me ensinou a lutar pelo meu ideal, ir em busca da minha felicidade. Te amo PAI.
RESUMO
Esta pesquisa trata da importância dos contos de fadas na educação infantil, considerando a criança como um ser que possui uma natureza singular e um jeito próprio de ver e sentir o mundo, que está em pleno processo de desenvolvimento, e lhe traz grandes experiências e ao mesmo tempo conflitos. É com este olhar que esta pesquisa apresenta os contos de fadas a partir de suas origens e sua trajetória no decorrer dos séculos, e como a sua utilização em sala de aula pode oferecer subsídios para o desenvolvimento da criança, em seus diversos aspectos. Este trabalho procura apresentar a importância dos os contos de fadas na vida da criança, são por meio dos contos infantis que a criança desenvolve seus sentimentos, emoções e aprende lidar com essas sensações. Objetivamos, com este trabalho, conhecer a origem dos contos de fadas dando enfoque nas fabulas e identificar a contribuição dos contos de fadas no processo do desenvolvimento afetivo da