Fichamento livro Pensar não dói e é grátis
ANA PAULA PIVA HOSTINS
PENSAR NÃO DÓI E É GRATIS
(Eugênio C. Ribeiro)
Brusque,
2013
ANA PAULA PIVA HOSTINS
PENSAR NÃO DÓI E É GRATIS
(Eugênio C. Ribeiro)
Artigo Científico,Trabalho apresentado ao curso de psicologia,como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel no curso de Psicologia no Centro
Universitário de Brusque – UNIFEBE.
Professor : Eugênio C. Ribeiro.
Brusque,
2013
INTRODUÇÃO
Esta análise é uma educação para o pensar, uma aventura do pensamento humano. Mostra-nos que o pensar humano não é algo banal, mas que carece de nossos cuidados, sendo que não nascemos com a capacidade do pensar correto, quando erramos ao fazer quer dizer que muito antes erramos ao pensar. Pois pensar requer métodos e construções, todos adquiridos com o estudo dos acontecimentos que nos norteiam, para que este se forme devemos entender o velho pensamento que está em nossa mente, quebrando conceitos como o que pensar dói. Pensar não dói e é grátis, vamos fazer bom uso desta capacidade.
Pensar não dói e é grátis.
(Eugênio C. Ribeiro)
“Você algum dia já parou para pensar que a sua vida, desde o seu nascimento ate hoje, é toda fundamentada em crenças? E que essas crenças, em sua grande maioria, foram herdadas dos outros, sofrendo quase nada de influencia sua?” (p.17).
A partir do momento que o ser passa da fase de criança à jovem, as carências afloram, as amizades são conquistadas através da superficialidade do consumismo. O ser é um estranho no ninho, um invasor, que para frequentar o grupo, deverá adequar-se ao habitat do mesmo. É exatamente aqui onde sua autenticidade é deixada de lado e é seguida a do grupo. O meio agindo no ser.
“A estrutura do pensamento humano parece ser determinada, da infância à juventude, por idéias e sentimentos que tivemos durante o processo de formação, principalmente pela influência de personalidades fortes que nos rodeiam. É possível