Hist ria do Assento
18/06/2011
Senta que lá vem história
Por tatitalima
No meu último post, audaciosamente pedi aos frequentadores dessa Taverna para se levantarem. Levantar e construir algo novo, mas com os velhos ideais dentro do mundo da arte, principalmente aplaudindo os acontecimentos inovadores da música na Casinha.
(Ver o post “Levante-se, não fique fora da Casinha”, em: https://tavernafilosofica.wordpress.com/2011/06/09/levante-se-nao-fique-fora-da-casinha/ )
Agora, peço gentilmente aos frequentadores que se sentem, pois contarei uma história que já foi construída com novos ideais (agora velhos) dentro do mundo da arte, mais precisamente sobre a história de como vivemos, dentro de uma casinha.
Mesmo pendendo para a “arte” do Urbanismo, sempre tive fascínio pela História da Arte e da Arquitetura, mas agia com certo preconceito sobre a História do Mobiliário. Com o tempo, fui convencida que todas essas “artes” estão totalmente interligadas e contam, de maneira sutil, como pensamos e vivemos.
Os móveis são mais que simples objetos integrados à decoração, eles refletem preferências e estilos, servindo como narrativas de períodos, movimentos e sociedades e pode nos contar histórias, como a hierarquia social. Embora o mobiliário não seja necessário para a existência humana em algumas culturas (especialmente as nômades), são elementos fundamentais para a compreensão da história da humanidade.
Para sintetizar essa narrativa, trago uma linha do tempo que conta, através de modelos de móveis de assento, os estilos que compõem a história do mobiliário.