ANALISE ANTROPOLOGICA
DE GOIÁS-PUC-GOIÁS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ANTROPOLOGIA SOCIAL
Goiânia-GO
2013
GRAZIELLY NEVES DE JESUS
AED – FILME “FONTE DAS MULHERES”
ANALISE ANTROPOLÓGICA
Trabalho apresentado como exigência para obtenção de aprovação na disciplina: Antropologia Social, sob orientação da Professora Lucia Lobo.
Goiânia-GO
2013
RESUMO DO FILME
“A FONTE DAS MULHERES” é um filme baseado em um pequeno vilarejo no oriente, tendo o islã como religião seguida à risca e que mostra a realidade das mulheres, onde as mesmas vivem submissas aos homens, cercadas de violência e de opressão, sendo exploradas pelos companheiros e enfrentando pesados tipos de trabalho.
As mulheres passavam o dia todo trabalhando eram responsáveis por buscarem a água utilizada pelas famílias. Precisavam caminhar grandes distâncias embaixo do sol escaldante, enquanto seus maridos restavam apenas à tarefa de matar o tempo bebendo, jogando e falando da vida.
As mulheres tinham muitos filhos eram vistas como procriadoras e por isso seguia essa tradição, a metade dos filhos que tinham morriam na montanha por não terem cuidado especializados na hora do parto e por isso muitas delas viviam depressivas. As mulheres não eram alfabetizadas, as crianças quase não freqüentavam a escola, porém eram ensinadas desde cedo a apreender o Alcorão.
Cansadas da árdua jornada de trabalho que enfrentavam todos os dias, sem ajuda de seus maridos, as mulheres resolveram-se manifestar para mudar a atual situação. Leila uma francesa e mais jovens alfabetizadas do grupo, não aceita a tradição e decide pôr fim a isso, exigindo que os homens passem a buscar água e resolve que a melhor maneira de mudar esse cenário, fazendo com que os homens assumam esta tarefa, é cortar o que eles mais gostam “sexo”.
Por se tratar de uma comunidade extremamente machista, a