Análise Antropológica do filme Caramuru
FAIBRA – FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL
Maria Célia Coelho Sampaio Félix e Marinilda Almeida Vieira Souza
Análise Antropológica do filme CARAMURU.
Jaguaquara-BA
Outubro de 2014
Maria Célia Coelho Sampaio Félix e Marinilda Almeida Vieira Souza
Análise Antropológica do filme CARAMURU.
Resumo solicitado pela Orientadora Cledineia Carvalho para a turma de pedagogia 2012.1 como parte avaliativa da disciplina Educação e Antropologia Cultural.
Jaguaquara-BA
Outubro de 2014
Análise Antropológica do Filme – Caramuru – A Invenção do Brasil
Em 1º de abril de 1500 é pronunciado uma nova descoberta de um mundo novo pelos europeus. Exatamente aconteceu pelos avanços técnicos na elaboração de mapas e na arte náutica, à distância poderão ser vencidas, pelos obstáculos superados.
A invenção de um país chamado Brasil que começa em Portugal, Onde o pintor Diogo Álvares, sempre embeleza a realidade com seu talento, porém se desentende e cria alguns problemas, umas das pessoas é o comandante Vasco de Athayde.
Diogo acaba contratado por Dom Jayme, o cartógrafo do rei, para ilustrar o importante documento. A sedutora Isabelle rouba o mapa de Diogo, que é punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde.
O filme narra à vida e as aventuras de Diogo Álvares Correia, um português vítima de um naufrágio no litoral baiano, por volta do século XVI. Na viagem Diogo conhece Heitor, um homem culto. Como todas as caravelas se arriscavam, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo consegue chegar às costas brasileiras e o se anunciava como infortúnio.
Diogo se encanta com as duas filhas do cacique que o acolheu. Contudo o moço é cristão, ele não poderia ter um relacionamento com as duas irmãs. Se uma fosse à esposa a outra pela lógica logo seria amante.
De imediato o Romance de Diogo e a nativa, logo tem outra surpresa: Moema, a irmã mais nova de Paraguaçu. O