ANÁLISES ANTROPOLÓGICAS DO FENÔMENO RELIGIOSO
a) Principais características da religiosidade das pessoas
As principais características da religiosidade das pessoas com as quais convivemos nos diferentes ambientes que freqüentamos em nosso dia-a-dia são referentes ao cristianismo como por exemplo: as diversas denominações evangélicas, a religião adventista do sétimo dia, a católica tradicional e a católica carismática. Estas religiões são monoteístas, acreditam que Deus criou o mundo e que é a origem de tudo e especificamente na religião católica há a crença em Santos diversos. As muitas religiões do cristianismo acreditam na vida após a morte na redenção dos pecados, no purgatório, no paraíso e no inferno.
b) Grupos religiosos de maior destaque no ambiente
Os grupos de maior destaque em nosso ambiente são evangélicos, católicos e adventistas.
c) Minorias religiosas presentes no local
As minorias religiosas identificadas por nós foram o espiritismo, a umbanda, o candomblé, os mórmons, as testemunhas de Jeová e as religiões orientais.
d) Principais expressões de cultura religiosa local
As religiões do cristianismo sacralizam os locais onde são realizados os cultos inclusive considerando esses locais como “templos sagrados”. As principais festas são: O Rebanhão, Domingo de ramos, Páscoa, Corpus Christi, A Festa do Divino Espírito Santo, O Dia de Pentecostes, Natal e o Dia de Reis. Em relação a atividades sociais e filantrópicas destacamos o exemplo da Pastoral da Criança sob a direção da Igreja Católica e o Força Jovem sob a direção da Igreja Universal do Reino de Deus que procura resgatar os dependentes químicos. Ainda sob a organização da Igreja Universal do Reino de Deus existem projetos culturais que oferecem cursos gratuitos profissionalizantes e também projetos que promovem a cidadania e dignidade das pessoas.
e) Prováveis conflitos religiosos ou problemas gerados por práticas religiosas ou grupos religiosos
Foi identificado em nosso