vai vai
Emerson Alexandre Faustino1
Fabiano Gonçalves Malaquias
Jennifer Moreira da Costa
Marcos Antônio Teixeira
Mayara Aline Moura de Almeida
Sara Juliana Machado
Tárcia Janaína Batista da Silva
Warlem da Anunciação Maciel
RESUMO: O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre o perfil do profissional contábil diante da evolução mundial e da responsabilidade social dessa profissão frente aos problemas enfrentados pela sociedade. Dessa forma, constata-se o contínuo desenvolvimento das responsabilidades do contador que, atualmente, não apenas gerencia informações, mas interage com o meio social contribuindo de forma direta para o seu desenvolvimento.
Percebe-se que, nos dias de hoje, a sociedade encontra-se debilitada e carente de bens e serviços. E grande parte desse problema é devido à má distribuição de renda e à falta de uma educação fiscal que, por sua vez, gera sonegação de impostos. Acredita-se que essa sonegação possa ser uma das causas principais para a falta de investimentos em políticas públicas, sendo que esses investimentos são de obrigações do Estado. Nesse contexto, o contador, agindo como esclarecedor e educador fiscal, poderá contribuir de modo eficaz no desenvolvimento da sociedade. Observa-se que as ações do profissional contábil são de suma importância para todos, sendo ele, o principal mediador entre sociedade e Fisco (Estado). Assim sendo, esperase, através da educação fiscal do contador, uma maior arrecadação tributária e conseqüentemente maior investimento em políticas públicas por parte do Estado.
.
Palavras-chave: profissional contábil, responsabilidade social, sonegação de impostos, educação fiscal.
ABSTRACT: This article is the result of a research about professional accounting profile concerning the changing world and the social responsibility of this profession concerning society issues. Thus, there is the continuous responsibility meter development, that,