para onde vai...
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
HISTÓRIA
JANISSON DE SANTANA CARVALHO
FICHAMENTO:
PARA ONDE VAI O PROFESS0R?
RESGATE DO PROFESSOR COMO SUJEITO DE TRANSFORMAÇÃO
Fichamento apresentado no curso de História da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina pratica educativa 1 ética e profissional docente no 1º período, sob a orientação do professor João Freire de Andrade, semestre 2014-1.
Paripiranga Março de 2014
REFERENCIA:
VASCONCELOS, Celso dos Santos, 1956-Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação, 13 ed./ Celso Vasconcelos dos Santos, São Paulo; libertad, 2008, (coleção subsídios pedagógicos do libertad;v,1).
RESUMO:
Celso dos Santos Vasconcelos nasceu em Jaú, estado de São Paulo, em 12 de fevereiro de 1956. É doutor em educação pela USP, mestre em filosofia da educação pela PUC/SP, formou-se em filosofia e pedagogia pela faculdade de filosofia N.S. Medianeira; cursou até o terceiro ano de engenharia eletrônica da escola politécnica da USP. Formou-se Técnico eletrônico pela Escola Técnica Industrial Lauro Gomes. Em sua obra: Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação, ele aborda a perspectiva que defende o professor como sujeito de transformação, aplica-se às várias dimensões da sua existência e realidade, desde a pessoal até a social mais ampla. A qualidade do trabalho pedagógico importante para o resgate da dignidade profissional. O apoio das famílias, leva a sensibilização da comunidade como um todo para a realização da educação, a ser realizada. Quanto maior o número de pessoas envolvidas na mesma transformação, maiores são as chances de mudar a realidade. O professor tem como tarefa fundamental, perseverar e mostra que ha esperança, com um projeto de futuro, recusando-se, a aceitar que a condição do mundo que está ai é a única possível, recusando-se, ser