AN LISE BIBLIOGR FICA
ESCOLA E FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA
Goiânia, 23 de setembro de 2013.
Análise Bibliográfica
Bibliografia
Justificativa
MALDONADO, Maria Teresa. Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir. São Paulo: Saraiva 1997
Em seu artigo primeiro, a LDB trata da educação de uma forma muito ampla. Ela reconhece que a escola compartilha a responsabilidade de educar as novas gerações (crianças, adolescentes) e também os jovens e adultos com várias outras instituições da sociedade; a família, a convivência humana, o trabalho, as instituições de ensino e pesquisa, os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e as manifestações culturais. Portanto, a família e a escola compartilham a responsabilidade pela educação com várias outras instituições.
MALDONADO, Maria Teresa. Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir. São Paulo: Saraiva 1997
Analisar a família e o relacionamento entre seus membros é uma atividade complexa, que requer uma minuciosa observação, uma vez que a rede familiar está inserida num contexto sócio-histórico e sofre influências de problemas oriundos do ambiente externo, que influem direta ou indiretamente na rotina da família e transparecem na relação com os filhos, podendo assim aliviar tensões ou ampliá-las.
NOGUEIRA, Raimundo Augusto. Mudanças na sociedade contemporânea. In: Mundo Jovem. São Paulo. Fev. 2002
Sucesso e fracasso escolar são temas recorrentes de debates e discussões nas últimas duas décadas. A família é muitas vezes apontada como ocasionadora do fracasso acadêmico de seus filhos Polônia e Dessen (2005) prega que o distanciamento destas da vida acadêmica dos filhos funcionaria como fator propulsor ou desencadeador deste fracasso ocasionando desinteresse e desvalorização da educação.
- SYMANSKI, Heloisa. A relação família/escola: desafios