Conceitos de planejamento
O planejamento é uma das funções essenciais da administração, o planejamento articula-se no denominado ciclo administrativo, e suas funções são organizar, dirigir e controlar. Trata-se de um elemento fundamental para a sobrevivência das organizações, para prever ações, escolher caminhos ou estabelecer processo de tomada de decisão, o planejamento precisa ter uma visão global do sistema e estudar cenários futuros. Por esses e outros fatores criou-se uma imagem de complexidade e de dificuldade sobre o planejamento. Entretanto, todos que lidam com ele no seu dia-a-dia o fazem com absoluta naturalidade.
O planejamento é a determinação antecipada dos objetivos a serem atingidos e dos meios pelos quais esses objetivos devem ser atingidos. É a decisão do que fazer, como fazê-lo e quem deverá fazê-lo. É a mais fundamental das quatro funções do processo administrativo porque estabelece a ponte onde estamos e onde queremos estar. O planejamento costuma figurar como a primeira função administrativa, por ser exatamente aquela que serve de base para as demais. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos que devem ser atingidos.
O planejamento é um modelo teórico para a ação futura. Visa dar condições para que o sistema seja organizado e dirigido a partir de certas hipóteses acerca da realidade atual e futura. O planejamento é uma atividade desenvolvida de maneira consistente para dar continuidade às atividades, seu foco principal é a consideração objetiva do futuro. Organização: A organização do trabalho atua precisamente para conseguir um objetivo que se define como qualidade. Na realidade o verdadeiro motivo da organização do trabalho é para que tudo funcione como um relógio de precisão. Se um trabalho é organizado, possivelmente todos os objetivos propostos obterão aquilo o que se propuseram o objetivo final que é nada mais nada menos que cumprir