amônia
RECOMENDAÇÕES SOBRE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO
COM AMÔNIA
Sampson Orlando Pendiuck dos Santos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná ( UTFPR) – Ponta Grossa – PR
RESUMO
INTRODUÇÃO
O objetivo deste artigo é de apresentar algumas recomendações para uma operação e manutenção seguras em um sistema de refrigeração por amônia a serem aplicados pelas equipes de operação e manutenção do sistema.
Este documento abrange os aspectos de segurança a serem considerados, durante procedimentos operacionais de campo e serviços de manutenção no sistema, mostrando a maneira mais correta e segura de operar um sistema de refrigeração com amônia, por se tratar de um gás letal, e de ser um trabalho com alta pressão, por isso o operador responsável deve estar bem atento para toda e qualquer anomalia que venha ocorrer em sua jornada de trabalho neste sistema.
Atualmente as boas práticas e cuidados desenvolvidos e utilizados nos sistemas existentes de refrigeração por Amônia no Brasil, baseiam-se na documentação internacional disponível.
Este artigo trata da capacitação e das qualificações mínimas necessárias ao operador do sistema.
1. CONHECIMENTO BÁSICO
Inicialmente, para operação de um sistema de refrigeração por Amônia, é necessário um conhecimento pleno dos fundamentos básicos de refrigeração, incluindo as características do ciclo de compressão a vapor, as relações pressão x temperatura do fluido refrigerante, as funções e características principais dos componentes do sistema de refrigeração e os aspectos envolvendo a sua segurança. Não significa que o operador deve saber projetar um sistema, mas precisa ter conhecimento básico dos vários aspectos do mesmo, principalmente sobre o sistema no qual ele opera. O operador deve:
Operar o sistema de maneira segura, conforme os requisitos de projeto e dentro das faixas de operação normal;
Conhecer a função