Amônia
Experimento n° 04
PREPARAÇÃO DA AMÔNIA E DO
“SANGUE DO DIABO”
Ramon Christiano de M. Candido
N°29 - Turma: 02 - 2º QUIT Disciplina: TMI Profª: Vanessa
Data do experimento: 26/04/2013
Data de entrega: 03/05/2013 Suzano 2013
1.0 OBJETIVO:
Preparar e analisar as propriedades da amônia (NH3) e do amônio (NH4).
2.0 INTRODUÇÃO TEÓRICA:
A amônia (NH3), também conhecida como amoníaco, é uma base diferente das outras. Trata-se de um composto gasoso que, ao ser dissolvido em água, sofre ionização produzindo como íon negativo exclusivamente OH-. Por isso a amônia é classificada como base.
NH3 (g) + H2O(l) → NH4+(aq) + OH-(aq)
Obs: O íon NH4+ é denominado amônio.
Não se deve confundir amônia (NH3), que é uma molécula, com amônio (NH4+), que é um íon positivo (cátion).
Podemos representar o produto da reação equacionada acima por meio da fórmula NH4OH e chamar essa base de hidróxido de amônio. Assim, o composto de fórmula NH4OH só existe na água. Ao ler a fórmula NH4OH devemos ter sempre isso em mente.
Compostos como NaOH, KOH, Ca(OH)2 possuem metal em sua composição. São compostos iônicos e, portanto, sólidos nas condições ambientes. Quando dissolvidos em água, sofrem dissociação iônica, liberando íons OH-.
Já a amônia, NH3 composto molecular que, nas condições ambientes, é um gás de cheiro forte e irritante, não possui metal em sua composição. Quando dissolvida em água, reage com ela, originando os íons. Portanto a amônia sofre ionização quando dissolvida em água.
Para finalizar, “as palavras amônia e amoníaco derivam do nome de Anon (ou Amom-Rá), que, na mitologia egípcia, era considerado o maior dos deuses ou deus-sol, criador de todas as coisas”.
3.0 PARTE EXPERIMENTAL:
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS:
Preparação da amônia: Erlenmeyer de 250 mL; Espátula metálica; Rolha; Conexão de vidro