AMÔNIA
PESQUISA REFERENTE A FISQP - (NBR 14725/4 2009) - (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO), DOS SEGUINTES PRODUTOS.
AMÔNIA (NH3)
1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS. Perigos mais importantes: Gás liquefeito sob pressão, tóxico e agressivo ao meio ambiente, de odor extremamente pungente, o que torna fácil a sua detecção pelo olfato mesmo a baixas concentrações. Devido à grande solubilidade em água, a Amônia, na forma gasosa, se dissolve nas mucosas dos olhos e trato respiratório, exercendo efeito irritante intenso e dano celular pela sua ação cáustica alcalina. Efeitos do produto Efeitos adversos à saúde humana: Efeito tóxico à saúde humana, o contato com a Amônia líquida pode causar severas queimaduras nos olhos e na pele. Sua ação tóxica sobre as mucosas interrompe a respiração e impede a visão, mesmo a baixas concentrações. Pode causar queimadura e asfixia. A concentração de 500 ppm causa irritação na garganta. 2000 ppm é perigoso para pequena exposição e 5000 ppm pode ser fatal até mesmo no caso de breve exposição.
Inalação: A inalação da Amônia gasosa, em grandes concentrações, pode causar morte.
Contato com os olhos: Amônia líquida pode causar severas queimaduras nos olhos e impede a visão, mesmo a baixas concentrações e na fase gasosa. Contato com a pele: Amônia líquida é um irritante cutâneo que pode provocar queimaduras na pele. Ingestão: Causa corrosão e dano imediato ao trato gastrintestinal.
Queimadura: A amônia líquida pode provocar queimaduras na pele.
Efeitos ambientais: Por ser muito solúvel em água e, mesmo em concentrações baixas, torna- se prejudicial à vida aquática. Animais expostos poderão sofrer danos teciduais e serem levados à morte. Queima as plantas por desidratação.
Perigos físicos e químicos: A amônia é um produto alcalino que libera calor quando reage com ácido. Em contato com