Amônia
Amônia (NH3)
A amônia é um produto químico usado em produtos de limpeza comercial e doméstico. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, na fabricação de produtos farmacêuticos, para desinfetar a água, e como refrigerante nos sistemas de refrigeração industrial. Na agricultura, a amônia pode ser usada para o processamento de colheita, fertilizantes, ou como um tratamento antifúngico para os cítricos. A amônia também pode ser produzida naturalmente no esterco e outros materiais decompostos.
A amônia pode ser misturada com água e vendida como hidróxido de amônio, ou utilizada como gás comprimido como a amônia anidra (sem água). Os trabalhadores devem saber que, apesar de seu uso comum, a amônia representa riscos à saúde e que os riscos exigem uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e os procedimentos de segurança para utilização e manipulação.
A amônia é considerada um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos e pulmões. Tem um cheiro característico pungente e irritante quando é utilizado, o nariz é geralmente o primeiro órgão a nos avisar da exposição. A exposição ao gás pode causar tosse, falta de ar, dores no peito e saliva espumante.
Para evitar a superexposição à amônia, é importante saber os valores, as concentrações e propriedades da mesma. Use produtos a base de amônia em áreas bem ventiladas. Nunca misture amônia com cloro (alvejante) porque a combinação cria cloraminas, um gás extremamente tóxico e irritante. Use o EPI adequado para a tarefa baseado o fator de proteção.
Quando os limites ocupacionais de exposição forem maiores que os aceitos (10x maior) ou o fator de proteção não seja atendido utilize respiradores de ar de adução. E quando o assunto for ar de adução e sistemas de ar respirável, consulte a
Breathe.
A norma regulamentadora 15 (NR15) diz que o limite de exposição para uma jornada de até 48 horas semanais não deve ser maior que 20 ppm.
O analisador XAR 8000