Android
Baseado no kernel do Linux 2.6.X, o android 4.X possui todas suas funcionalidades, ou seja a capacidade de multi threads e multi tarefas, a gerencia de memória, memoria virtual, gerencia de arquivos e a gerência de dispositivos.
No android existe uma tecnologia chamada planejador O(1), ele garante que se leva o mesmo tempo para planejar um encadeamento ou muitos, nele é oferecido também, devido a tecnologia que já existia no Linux 2.6.X, os processos de multi tarefa e multi threads conforme citado anteriormente, existe no android uma UI Thread (thread “main”), más um processo muito intenso em cima dessa thread, faz com que a aplicação trave e por isso a possibilidade de multi threads foi mantida, e muito bem utilizada pela Google inc..
Outro importante recurso gerenciado pelo kernel é a memória. Em termos de eficiência, dada a forma como o hardware gerencia a memória virtual, a memória é gerenciada no que são chamadas páginas . O Linux inclui os meios para gerenciar a memória disponível, assim como os mecanismos de hardware para mapeamento físico e virtual.
O Linux fornece abstrações acima de buffers de 4KB, o que não é comum em muitos sistemas, como o alocador slab. Esse esquema de gerenciamento de memória utiliza buffers de 4KB como base, mas, em seguida, aloca estruturas internamente, rastreando quais páginas estão completas, parcialmente usadas e vazias. Isso permite que o esquema aumente e diminua dinamicamente, com base nas necessidades do sistema geral.
Ao oferecer suporte de memória a aplicativos, há ocasiões em que a memória disponível esgotasse. Por isso, as páginas podem ser movidas da memória volátil para a memória física. Dentro desse gerenciamento de memória, foi disponibilizado o uso de memória virtual, para controlar as paginações acima citadas, por dois principais motivos, (1) permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas, (2) remover os transtornos de programação de uma quantidade