O desenvolvimento do Idoso
Psicologia do Desenvolvimento
ÍNDICE
Introdução
Este trabalho foi elaborado a pedido da professora Ana Alves no contexto da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento. Escolhemos este tema por várias razões sendo uma delas o descuido de muitos para com os idosos visto que as pessoas são influenciadas pelo stress do dia-a-dia e pela mudança dos próprios estilos de vida, hoje em dia, as pessoas vivem num mundo em que tudo tem de ser rápido e o cuidado dos idosos torna-se uma carga.
Com este trabalho esperamos poder explicar os factores que afetam os idosos, como eles se encaixam na sociedade, os seus problemas e limitações, tal como algumas doenças que os podem afetar mais facilmente.
IDOSO…O QUE É ISSO?
“Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve sempre ser uma liberdade”
O Idoso é uma pessoa considerada de terceira idade. Segundo o dicionário o idoso é “quem tem bastante idade, é velho e senil”. Segundo, a Organização Mundial de Saúde os idosos são as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos, e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.
O organismo de um idoso não funciona ao mesmo ritmo que o de uma pessoa mais jovem, mas mesmo assim tornarmo-nos idosos não significa tornarmo-nos doentes, as pessoas idosas apenas são mais limitadas. As pessoas idosas deparam-se com mudanças físicas e emocionais, desde a perda de memória, o corpo começa a ficar mais frágil, doenças e ainda a saída do mercado do trabalho, que muitas vezes é o que afeta mais o idoso.
Segundo Erickson, um idoso após atingir os 65 anos é deparado com o estádio Integridade vs Desespero, ou seja, quando reflete acerca da sua vida, o idoso pode experimentar um sentimento de satisfação ou fracasso.
O momento mais marcante desta fase, é a entrada na reforma. Ao reformar-se o idoso tem que voltar a reformular toda a sua vida e todos os seus hábitos.
Ao sair do mercado de