relatorio de fisica experimental
Leonardo Oliveira, Marlon Marques
Colegiado de Engenharia Elétrica – Universidade Federal do Vale do São Francisco
Campus Juazeiro - Estrada Juazeiro/Sobradinho – 48909-810 – Juazeiro – BA - Brasil
Resumo: Esta experiência teve por objetivo calcular o raio de curvatura dos espelhos esféricos com a face côncava e convexa voltada para um feixe luminoso, através da distância focal. Também foi calculado o índice de refração do acrílico.
Palavras chave: lei de snell, raio de curvatura, distância focal, índice de refração..
Introdução
A experiência que tornou possível a formulação deste relatório consistia na montagem de dois experimentos. No primeiro era para encontrar o raio de curvatura dos espelhos esféricos (côncavo e convexo) por intermédio da distância focal dos espelhos. O segundo era para encontrar o índice de refração de uma lamina de acrílico atravessada por um laser de diodo.
A óptica geométrica é utilizada para designar o estudo da formação de imagens. Para entender as imagens e como elas são formadas precisa – se do modelo da descrição da luz por meio de raios luminosos, das leis da refração e da reflexão e uso da geometria e trigonometria.
Foi possível visualizar no experimento a existência da distancia focal virtual no espelho convexo e da distancia focal real no espelho côncavo. Alem disso teve aplicações diretas da lei de Snell e foi necessário construção de um gráfico através do software Origin para o cálculo do índice de refração do acrílico.
Procedimento Experimental
A principio uma fonte de luz branca foi direcionada para o vértice do espelho esférico côncavo. O espelho foi ajustado a um sistema de referência, que estava demarcado numa folha. A luz branca foi dividida em três feixes paralelos, na qual uma foi posicionada de forma que ficasse no eixo do vértice. A luz que incidia no vértice era refletida no próprio vértice e os outros