Transformadores para Instrumentos
• São dispositivos utilizados de modo a tornar compatível as faixas (escalas) de atuação dos instrumentos de medição, controle e fornecer a devida proteção dos mesmos.
• Função importante dos transformadores é a isolação, permitindo a atuação com nível de tensão diferente do circuito com o dispositivo.
Os transformadores de instrumentos podem ser divididos em transformadores para medição e transformadores para proteção. Os transformadores para medição e para proteção são transformadores de corrente (TC) e transformadores de potencial (TP).
Neste trabalho será comentado apenas sobre TC e TP de proteção. Os relés de proteção utilizam correntes e tensões advindos do sistema de potência. Como os níveis de tensão e corrente do sistema são elevados implicariam em relés maiores e mais dispendiosos. Por conseguinte, a tensão e corrente provenientes do sistema devem ter suas magnitudes reduzidas antes de chegarem aos relés. Com a finalidade de se entregar aos relés corrente e tensão com valores reduzidos,mas proporcionais aos valores do circuito de potência, são utilizados os TC(transformadores de corrente) e TP (transformadores de potencial).O uso de transformadores requer análise dos seguintes parâmetros: construção mecânica, tipo de isolamento, relação entre primário e secundário, índice térmico,classe de isolamento, condições de serviço, precisão, conexões e outros.
Transformadores de corrente (TC)
Os TC apresentam as seguintes funções:
- Isolamento entre o circuito primário e secundário;
- Redução da corrente para níveis seguros para os equipamentos de proteção ligados no secundário;
- Possibilidade do uso de valores de norma.Os TC de proteção possuem as seguintes características:
- Faixa de Operação: de 0 a k x In (corrente nominal) – sendo: 20 ≤ k ≤ 50
- Classes de Exatidão: 2,5 - 5,0 - 10 (%)
A seguir alguns valores normalmente usados de Corrente Nominal Primária e Corrente Nominal Secundária: Corrente Nominal Primária,